sábado, 21 de abril de 2012

Sobre cantora Rihanna


Nascida na Ilha Caribenha de Barbados, é filha de Mónica, de ascendência da Guiné e de Ronald, de ascendência barbardiana e irlandesa. Também tem dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad. Ainda na primária, na escola Charles F. Broome Memorial School, formou o seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe.

Com 15 anos, foi apresentada por um amigo ao produtor musical Evan Rogers, que estava tirando férias com sua esposa de Barbados. Evan, junto com seu sócio, Carl Sturken (que produziram juntos grandes nomes como Christina Aguilera, Ruben Studdard e Kelly Clarkson). A ajudou a gravar músicas em Nova York, nos Estados Unidos. Rihanna, Evan e Carl acabaram a seção criando quase 12 músicas. Eles tiraram inspiração do dance hall e reggae que estão presentes fortemente na cultura musical de Rihanna e fundiram tudo isso com o R&B. Essa mistura resulta em um som que é muito original e típico dela, sendo assim, uma cópia do trabalho dela foi enviada para Jay-Z, na altura era o vice-presidente da Def Jam.

Em 2004, no colégio da Combermere School, ganhou um concurso de beleza onde foi nomeada Miss Combermere, e fez uma performance no Colours Of Combermere School Show, cantando a música deMariah Carey, Hero. Quando a performance acabou, estava nervosa e ansiosa, mas acima de tudo maravilhada por ter visto um pedaço do rosto de Jay-Z, pois nunca tinha visto uma celebridade tão perto, isto depois do trabalho feito pela cantora já ter sido enviado a várias editoras.

Assim, com o seu talento na performance, conseguiu o tão esperado contrato com a Def Jam e lançou seu primeiro álbum, Music Of The Sun, em 2005, iniciando assim uma carreira que prometia ser promissora.

Com o primeiro single do álbum, Pon De Replay, prometia ser uma cantora com fortes influencias na música dance, continuou nesse mesmo gênero até 2006, que lançou o seu primeiro single de A Girl Like Me, SOS, que surpreendeu com as capacidades para o pop e dance-pop. Ainda em 2006, mostrou que também sabia fazer baladas com Unfaithful e desde aí ficou como uma das cantoras mais versáteis no mundo da música.

Em 2007, lançou seu CD de maior sucesso no mundo, Good Girl Gone Bad. Esse álbum é recheado de Hits, como: Umbrella, que por muitos foi considerada o chiclete de 2007, Shut Up And Drive, mostrando que tambem tinha garra para o rock e pop-rock, Don’t Stop The Music e mais um som R&B, Hate That I Love You com participação de Ne-Yo. No final do ano, foi então consagrada a Rainha do R&B, por ter sido a maior surpresa neste gênero.

Com o lançamento de Good Girl Gone Bad: Reloaded, não deixou o R&B de lado, e lançou em Março, Take A Bow. Logo depois, lançou If I Never See Your Face Again com participação do Maroon 5.

Poucos meses depois, lança Disturbia, provando mais uma vez que é muito versátil no que faz. Finalizou o ano de 2008 com o videoclipe de Rehab, que contou com a participação de Justin Timberlake.

Já em 2009, conseguiu mais um feito inédito no Brasil: emplacou uma música não lançada nas rádios do país. A faixa “Te Amo”, que foi divulgada na internet em junho, esteve entre as 20 canções mais executadas nas FMs nas primeiras semanas de outubro.

No final daquele mesmo ano, lançou o Rated R, um álbum com estilo sonoro e visual totalmente diferente do qual os fãs estavam acostumados. Russian Roulette, composta pelo cantor Ne-Yo, foi o primeiro single do álbum. Assim como o álbum, a canção teve um desempenho mediano nas paradas musicais. Também foram lançados Hard (apenas nos Estados Unidos), Rude Boy, Rockstar 101 (apenas nos Estados Unidos) e Te Amo (no resto do mundo). 

Ainda colhendo frutos de seu álbum anterior, Rihanna começou a gravar o 5º álbum de sua carreira, durante a turnê do álbum anterior. Neste meio período, lançou uma participação com o rapper Eminem, na faixa Love The Way You Lie. O sucesso da canção foi enorme, a ponto da mesma se igualar ao hit Umbrella, com o mesmo número de semanas em primeiro lugar da Hot 100 da Billboard. 

Exato 1 ano após o lançamento de Rated R, foi lançado o Loud, o tão aguardado álbum que marcava o retorno ao estilo pop/dance da cantora. Only Girl (In The World), foi escolhida para ser o primeiro single do álbum. Com ela, Rihanna bateu inúmeros recordes. E mesmo com o sucesso da canção, a cantora não sossegou e lançou rapidamente o segundo single, What’s My Name?. No início, seria uma canção solo, porém Rihanna resolveu lançar uma versão com o rapper Drake. A parceria deu certo: chegou rapidamente ao topo da Hot 100, parada musical dos Estados Unidos. Não demorou muito para o primeiro single do álbum, ‘Only Girl’, pegar o topo da parada logo depois. 

Em 2011, S&M, o terceiro single do álbum, também pegou o topo da parada, graças ao remix com a princesa do pop Britney Spears

Depois de mais 3 singles do álbum anterior, Rihanna chocou seus fãs com a notícia de que já estaria gravando um novo álbum. Com a agenda apertada, Rihanna conseguiu terminar de gravar o álbum durante a turnê do Loud. 

Talk That Talk foi lançado em Novembro de 2011, exato 1 ano após o lançamento do álbum anterior. We Found Love foi o carro-chefe do álbum. Conseguiu a incrível marca de ficar no topo da Hot 100 por exatas 10 semanas, superando Umbrella, seu maior hit nos Estados Unidos até o momento. Atualmente trabalhando no álbum, já lançou outras músicas como You Da One e Talk That Talk. 

Em 2012, Rihanna se prepara para o lançamento de seu primeiro filme, Battleship.

Nenhum comentário:

Postar um comentário